A MENINA DO MAR NO MUSEU DE SANTA MARIA DE LAMAS





No passado dia 25 de Março de 2011, os alunos do Clube de Teatro e de Leitura (trinta e quatro alunos) e as respectivas docentes deslocaram-se ao Museu de Santa Maria de Lamas para assistirem ao teatro de sombras “Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner. A hora de saída e de chegada à escola ocorreram tal como estava previsto na planificação desta actividade.
A visita dividiu-se em quatro momentos distintos e bem organizados:
1. Os alunos tiveram oportunidade de visitar, com guia e respectiva explicação, as três salas do Museu que antecediam a sala de apresentação da peça;
2. Os alunos assistiram à peça supra-citada;
3. Os alunos manusearam as sombras utilizadas na peça e fizeram, também eles, teatro de sombras;
4. Os alunos participaram num workshop onde fizeram as suas próprias sombras com recurso a diferentes materiais (papel, tecido, cereais, massas, tesoura, cola, …)
Os objectivos definidos foram plenamente atingidos e os alunos envolveram-se de modo empenhado e correcto na actividade. Manifestaram agrado em ter ido e, para a maioria deles, esta foi uma experiência única, visto nunca ter surgido, anteriormente, oportunidade de assistirem a teatro de sombras, nem de visitarem o Museu de Santa Maria de Lamas.
Como esta actividade se revelou frutífera, proveitosa e correspondeu às expectativas, pensamos que iniciativas destas devem ser levadas a cabo com mais frequência, pois esta é uma forma de os Clubes/ Escola/Biblioteca se ligarem à sociedade, divulgando e envolvendo-se nas suas manifestações culturais.


As Professoras Responsáveis

Lisdália Ferreira e Ana Paula Couto

Comentários

Mensagens populares