Dia Nacional da Cultura Científica
O mundo científico e tecnológico em que
vivemos exige conhecimentos mais apurados, por conseguinte, é necessário
estimular os alunos para esses campos do saber, pois o domínio do conhecimento
científico é a alavanca para o desenvolvimento. Nesta perspetiva, os serviços e
recursos disponibilizados pela BE, o PB e equipa da BE, em articulação com as
demais estruturas pedagógicas da escola, devem assumir-se como elementos
promotores do conhecimento científico, e devem contribuir, para garantir, com
maior eficiência, o sucesso formativo dos alunos. Todos – com mais ou menos conhecimentos científicos – devemos abordar estas temáticas, pois a Ciência, hoje em dia, devido à sua
natureza e sobretudo ao seu desenvolvimento, deixou de ser um assunto meramente
de cientistas, e diz respeito aos cidadãos em geral. A ciência entra-nos
diariamente em casa através dos jornais, da televisão, da internet ou
da rádio, e qualquer cidadão discute frequentemente assuntos que a envolvem e
tem que tomar decisões com ela relacionadas. Ao abordarmos questões científicas
estamos a ajudar os jovens a compreender o mundo à sua volta e quanto mais eles
o compreenderem, mas facilmente o defenderão e preservarão.
Conscientes destas premissas, nos
dias 4 e 5 de dezembro, os grupos de Ciências Naturais e de
Físico-química do 3.º Ciclo, em articulação com a Biblioteca, programaram
várias atividades experimentais – que decorreram na Biblioteca – e que os
alunos puderam realizar/manusear de acordo com um protocolo apresentado. A
professora bibliotecária implementou uma animação de leitura para todos os 7.º
anos em torno da obra “Os pequenos cientistas”, de Joachim Hecker,
com recurso a diferentes objetos simples, do dia-a-dia: plasticina, palhinhas,
velas, guache, pincel, balões, berlindes, … que permitiram a realização de
várias experiências:
o Um elefante com dores de dentes - o efeito corrosivo dos
ácidos;
o Quando a casa tem bolhas nos pés - o efeito
válvula;
o Uma viagem espacial – o efeito catapulta.
Comentários
Enviar um comentário